Dicas para Planear um Menu Saudável

Planear, planear, planear… Planear um Menu Saudável é talvez a melhor forma de conseguirmos levar a bom porto uma alimentação saudável nas vidas ocupadas que temos hoje em dia… há imensas coisas que podemos preparar em quantidades para 2/3 dias ou até congelar e facilitar os nossos dias.

Planear refeições e fazer compras é ainda uma tarefa muito da responsabilidade da mulher, faz parte da gestão doméstica da maioria, pelo menos. Quantas de vós faz a lista de compras de acordo com um menu semanal ou até mensal? Parece difícil mas depois de entrar no ritmo poupamos tempo e dinheiro. Deixo-vos algumas dicas para facilitar o processo:

  1. Definir quais as refeições a planear: pequeno-almoço, lanches/snacks, almoço e jantar. Procurar sites de receitas para inspiração.
  2. Definir o dia de compras e mantê-lo. Por exemplo, se for o sábado, no dia anterior (sexta-feira) planear quais irão ser as refeições da semana seguinte e fazer a lista dos ingredientes.
  3. Simplificar refeições usando procedimentos simples – cozer, estufar, assar – e deixar algo mais elaborado para o fim-de-semana e/ou datas especiais.
  4. Enquadrar gostos de todos os envolvidos. Hum, tarefa difícil muitas vezes! Aqui pode ser útil deixar que cada um escolha uma/duas refeições a gosto, considerando que devem incluir vegetais.
  5. Perceber se existem refeições que podem ser guardadas no frigorífico por 2 ou 3 dias ou até congeladas para aqueles dias em que não há mesmo tempo de cozinhar. Por exemplo, congelar – sopas, grão, feijão, peixes ou carnes estudadas ou assadas, molho de tomate; no frigorífico – molho pesto, arroz, pequena quantidade de sopa, estufados… Lavar, cortar e congelar vegetais logo após a compra poderá também ser uma grande ajuda de forma a incentivar o consumo de legumes. Dedica algum tempo extra num ou dois dias da semana e depois estão prontos a serem cozinhados. Assim não há desculpas para não os consumir!

Planear, é uma das formas que nos pode ajudar a alcançar os nossos objectivos! Se precisares de ajuda, conta comigo!