Rolinhos de Salmão com Pipirrana

 

ROLINHOS DE SALMÃO E ABACATE COM PIPIRRANA DE QUINOA

 

Ingredientes  (4 pessoas)

3 tortilhas tipo wrap, médias

200 gr de salmão fumado

1 abacate maduro, grande

2 limas

2 chalotas

150 gr de quinoa branca

1 folha de louro

2 dentes de alho

1 pimento vermelho

1 pimento verde

1 pimento amarelo

1 pepino, grande

1 tomate, maduro mas firme

1 cebola

1/2 de couve roxa 

Azeite

Sal

Pimenta

Salsa fresca

Hortelã fresca

 

Preparação

Cozer a quinoa de véspera no dobro do seu peso em água, temperada com sal, uma folha de louro e um dente de alho cortado ao meio. Quando cozida retirar na água, passar por água fria, separar bem com um garfo e conservar no frio.

Começar por preparar a pasta de abacate, retirando a polpa e esmagando-a grosseiramente. De seguida acrescentar a raspa e o sumo de meia lima, a salsa e a chalota bem picadinhas. Temperar com sal e pimenta e envolver bem. 

Estender os wraps, barra-los com a pasta de abacate e espalhar o salmão fumado por cima. Enrolar com cuidado e levar ao frio, bem preso e envolvido em película aderente.  

Preparar a pipirrana começando por lavar os legumes e corta-los em cubos pequenos. Não retirar a pele toda ao pepino. Laminar a couve roxa e misturar os legumes todos com a quinoa.

Para o molho, misturar o azeite, o sumo de lima, o alho esmagado, o sal, a pimenta, a salsa e a hortelã bem picadinhas (gerir a quantidade de molho a gosto).Envolver o molho nos legumes, mexendo bem.

Retirar os wraps do frio, espetar palitos de 2 em 2 cm e, delicadamente, cortar em rolinhos.

Salpicar os rolinhos com com sementes de sésamo preto e servir acompanhado da pirpirrana.

Nota: Para acentuar mais os sabores, a pipirrana pode ser feita com algumas horas de antecedência e mantida no frio.

 

Sobre a autora

Sou a Susana, sou mãe de um príncipe de 3 anos, e sou do Norte.
Curiosa qb, encontrei no Basta Cheio, blog que alimento com todo a dedicação e carinho, o palco ideial para ir explorando e aprendendo cada vez mais sobre culinária e boa comida, destas e de outras paragens.
“Arquitecta de profissão e cozinheira de coração”, poderia muito bem ser a frase que melhor define as paixões mais presentes na minha vida. A juntar às viagens! Parentalidade, desporto e nutrição serão os interesses mais recentes mas igualmente apaixonantes.
Cozinhar e, continuamente, aprender na cozinha, dão forma às experiências que mais me preenchem. Comer e partilhar completam e finalizam a equação.

 

 
 
BOM APETITE!!
 
E tu, quando vais experimentar esta receita? Partilha no Nutrição Feminina no facebook! #inspirarenutrir