Bolinhas de Bacalhau com Noodles

BOLINHAS DE BACALHAU COM NOODLES DE CURGETE E MOLHO DE TOMATE

 

INGREDIENTES:

1 Curgete média

Bolinhas de bacalhau

Molho de tomate

 * Para Bolinhas de Bacalhau:(16 bolinhas pequenas)

300 gr de bacalhau cozido e limpo (usei bacalhau já desfiado e ultracongelado)

1 curgete média

1 cebola pequena ou 1/2 de uma grande

1 ovo

1 ramo de salsa

3 colheres de sopa de farinha de arroz

1/2 colher de café de coentros em pó

3 grãos de pimenta verde 

Flor de Sal q.b.

Azeite para untar

   * Para o molho de tomate:
4 tomates médios

 1 cebola média

 2 dentes de alho

 3 colheres de sopa de azeite

 1 colher de chá de manjericão seco

  Oregãos secos q.b.

  Flor de Sal e Pimenta q.b.

 

PREPARAÇÃO: 

Caso não opte pelo bacalhau desfiado, terá de cozer o mesmo em água temperada com 1 folha de louro e uma pitada de sal. Deixe arrefecer, retire as espinhas e lasque-o.

Num processador ou picadora coloque o bacalhau, por forma a que o mesmo fique tipo algodão. Retire e coloque numa taça. Lave a curgete, corte ao meio no sentido longitudinal e retire as sementes com a ajuda de uma colher. Rale a curgete e coloque a mesma sobre papel de cozinha polvilhando com um pouco de sal por forma a que a água da mesma seja libertada.

Numa taça coloque a curgete, o bacalhau, o ovo, a cebola e a salsa picada. Acrescente os coentros em pó, a flor de sal e a pimenta moída. Misture tudo muito bem.

Unte um tabuleiro com um pouco de azeite. Com as mãos faça pequenas bolinhas de bacalhau e coloque no tabuleiro. Leve ao forno pré aquecido a 190ºC cerca de 20/25 minutos. Se achar que não estão com muita cor, aumente a temperatura para os 200 ºC mais 5 minutos.

Retire e após uns 5 minutos, tente retira-las do tabuleiro com cuidado.

» Entretanto prepare os noodles. Basta lavar a curgete, e retirar as sementes. Com a ajuda de uma máquina própria ou de uma mandolina faça os noodles. Eu usei a mandolina da BORNER, um instrumento de cozinha fantástico para qualquer situação e com uma enorme qualidade deixando o corte dos alimentos perfeitos.
 
Quanto ao molho de tomate, este poderá ser preparado noutro dia e depois utilizado posteriormente. Para tal, faça dois golpes em forma de cruz nos tomates e leve-os a escaldar em água quente. Deixe-os estar submersos na água durante uns 2 minutos. Com a ajuda de uma faça retire o pé e a pele. Corte-os aos meio e retire as sementes. Depois corte em pedaços mais pequenos e reserve.

Pique a cebola e os alhos e leve a refogar no azeite já quente. Coloque depois o tomate e o sal e deixe cozinhar em  lume brando até o mesmo ficar tipo puré, caso seja necessário poderá usar a varinha mágica para ficar mais cremoso. Eu não utilizei, porque gosto de ter alguns pedaços de tomate. Mexa de vez em quando e quando estiver pronto adicione a pimenta moída no momento, o  manjericão e os oregãos a gosto. Deixe arrefecer e coloque em frascos hermeticamente fechados, podendo estar algumas semanas no frigorífico.

Num prato ou numa travessa de servir, coloque os noodles depois por cima o molho de tomate e finalize com as bolinhas de bacalhau.

 

SOBRE A AUTORA

“Chamo-me Ana e sou de Leiria. Sou uma mulher de paixões que não consegue estar parada. Preciso de criar, de idealizar, de explorar e planear. Preciso de me lançar constantemente em novas aventuras, onde me entrego de corpo e alma com toda a dedicação. A criação do blogue é reflexo disso mesmo. É o espelho do meu enorme gosto pela cozinha, onde partilho num prato experiências, afectos e memórias. Apaixonada pela fotografia e amante de viagens, é através do blogue que consigo conciliar estas outras paixões. Delicem-se!!”
 
»Fotografia da autora.
»FACEBOOK:
»BLOG: 
»Instagram
@donadeliciaatelierdesabores

 

 
 
BOM APETITE!!
 
E tu, quando vais experimentar esta receita? Partilha no Nutrição Feminina no facebook! #inspirarenutrir