3 Plantas que reforçam a tua saúde

 
“INSPIRAR & CUIDAR”
 

PLANTAS PARA  INCLUIR  NESTE OUTONO E REFORÇAR O TEU SISTEMA IMUNITÁRIO 

O Outono já chegou e com ele as primeiras chuvas, o vento, as mudanças de temperatura e nós, sem saber o que vestir às crianças que por natureza nunca têm frio. Todos estes fatores aliados ao fato de no Inverno termos menos luz solar, que nos nutre, emocional e fisicamente faz com que o nosso Sistema Imunológico fique mais vulnerável às infecções.

As abordagens naturais que proponho para o Outono podem ser incrivelmente seguras, eficazes, acessíveis e sem efeitos colaterais para adultos e crianças.

De uma forma rápida e simples o nosso Sistema Imunológico protege o organismo contra infecções. Um sistema imunológico eficiente elimina os microrganismos patogéneos enquanto simultaneamente cria uma relação biodinâmica com a flora normal.O suporte do Sistema Imunológico é fundamental para um bom estado de saúde, ao mesmo tempo que um estado de saúde adequado é fundamental para o apoio do sistema imunológico.

As infecções recorrentes, mesmo que sejam apenas constipações indicam-nos que sistema imunológicoestá enfraquecido. A mente e as emoções têm um tremendo impacto na sua função, assim como o stress.

As plantas medicinais são poderosas aliadas para reforçar e impulsionar o nosso Sistema Imunitário e prevenir gripes e constipações. São a minha principal escolha para a cura e tratamento, juntamente com uma alimentação natural, suplementação nutricional, padrões de sono adequados ao ciclo circadiano, estilos de vida saudáveis e técnicas de relaxamento.As plantas medicinais,que sugirotêm efeito antiviral, antibacteriano, reforçam o sistema imunológico, são seguras e tem um efeito suave no organismo.

 

Equinácea (Echinacea angustifólia)

Historicamente a equinácea era utilizada como um purificador do sangue pelas tribos Nativas Americanas. Recentemente tem vindo a ganhar reconhecimento e existem hoje mais de 300 estudos sobre a sua capacidade de fortalecimento do Sistema Imunitário. É um antibiótico natural, mais utilizado no combate a gripes e constipações. Previne a frequência das infecções das vias respiratórias superiores e bronquite, e evita infecções secundarias difíceis.Diminui a duração e reduz a inflamação.Pode ser tomado em chá, tintura ou cápsulas. Encontras todas estas plantas e formas nos ervanários.

Precaução: Não deve ser utilizada por pessoas que tomam imunossupressores, pois pode reduzir o seu efeito.

 

Sabugueiro (Sambucusnigra)

Amplamente utilizado no tratamento de gripes, constipações, sinusites e bronquites.Os compostos flavonóides contidos nas flores de sabugueiro são anti-inflamatórias, imunoestimulantes e antioxidantes. Esta combinação permite-nos reduzir a resposta alérgica e melhorar a função imune. Inibe a adesão dos vírus às células recetoras, evitando assim que este se replique, produzindo os anticorpos contra os vírus e, diminuindo a gravidade da infecção e a sua duração. Quando tomado em infusão em casos de febre, aumenta a sudorese. Pode ser tomado em xarope, tintura ou chá.Encontras todas estas plantas e formas nos ervanários.

 

Astragalus(Astragalusmembranaceus)

A raiz de astragalus é amplamente utilizada na Medicina Tradicional Chinesa, como estimulante do sistema imunológico, antivírico, adaptogéneoe tónico para as vias aéreas superiores. É tradicionalmente usado para reforçar a energia wei chi, a energia protectora da pele e da linha das passagens das vias aéreas superiores. É utilizado para tratar gripes constipações e infecções recorrentes. Em casos de gripes e constipações reduz a duração e a gravidade dos sintomas. Pode ser tomado em xarope, tintura ou cápsulas. Encontras todas estas plantas e formas nos ervanários.

Inclui ainda nas tuas preparações diárias alho, cebola, gengibre e curcuma, pois todos eles tem sido utilizados na história para prevenir e tratar infecções, e hoje em dia são validados pelos estudos científicos com propriedades antivirais e anti-inflamatórios.

 

 

Autora do texto

 “Actualmente descreve-se como uma apaixonada pela saúde, cura, alimentação natural e corpo humano, sendo que a sua experiência reside em ajudar as pessoas a compreenderem os seus corpos, para que possam estar habilitadas a recuperar seu verdadeiro estado de saúde e felicidade.

A sua formação académica em Eng. Alimentar permitiu -lhe ter uma visão mais próxima do processo de fabrico e confecção de alimentos, assim como dos principais problemas a que estes conduzem a nível de saúde quando são processados e manuseados incorrectamente.

No entanto, sentiu que não era esse o seu caminho e que a relação que queria ter com os alimentos era diferente. Não era uma relação com alimentos alterados por processos de fabrico, que perderam o seu verdadeiro sabor e cheiro, tornando-se tóxicos e sem vida. Mas sim uma relação de harmonia, de quando estes se encontram no estado mais natural e energético.

Como nada acontece por acaso e acreditando que somos guiados pelo caminho de vida, a determinada altura, teve que procurar soluções para tratar um problema que afecta um considerável número de pessoas nos dias de hoje, mas que há 7 anos atrás desconhecia: a sensibilidade ao glúten não celíaca que foi diagnosticada ao seu marido.

E porque retirar apenas o glúten da dieta foi insuficiente, procurou respostas em terapêuticas complementares e formou-se em Naturopatia, Terapia Sacro Craniana, Nutrição Clínica Funcional, Análise Diferencial, Massagem Terapêutica, tendo aprofundado temas como alergias e sensibilidades alimentares em crianças e adultos.

Hoje acredita que uma alimentação adaptada a nosso organismo, exercício físico, meditação, fé e o desenvolvimento do nosso projecto interno, são fundamentais para que sejamos guiados para os caminhos de transformação e cura.”

 
 
 
 
 
Susana Águas
 
»Tlm: 963358209
 
 
 
 
  
 
“Inspirar & Cuidar” 
 
Um cuidado, um mimo, um toque a cada uma de nós.
Uma indicação mensal para nos cuidarmos de forma prazerosa e natural.