Salada Vermelha e Bulgur de Cogumelos
Ingredientes (4 doses)
» Salada
200 gr de tomate coração de boi
200 gr de tomate chucha
1 pimento vermelho
1/2 pimento amarelo
1 cebola, média
1 romã, grande
2 dentes de alho
Oregãos frescos
1 colher (sopa) de sumo de limão
1 pitadinha de pimenta cayena
Azeite
Vinagre balsâmico intenso
Sal
» Bulgur
Água
250 gr de bulgur
120 gr de cogumelos paris
Azeite
1 dente de alho
1 folha de louro
Sal
Pimenta
Hortelã fresca
Preparação
Começar por levar a cozer o bulgur num tachinho com água temperada com sal, um dente de alho e uma folha de louro partida, de acordo com as indicações da embalagem. Quando cozido, escoar a água e soltar os grão com um garfo. Reservar.
Colocar um fio ligeiro de azeite numa frigideira antiaderente ou numa wok, com o dente de alho apenas partido ao meio, e acrescentar os cogumelos cortados em quartos. Temperar com uma pitadinha de sal e outra de pimenta e deixar saltear até amolecerem. Retificar temperos, rejeitar o alho e juntar ao bulgur. Acrescentar 3 folhinhas de hortelã finamente cortadas e mexer bem.
Preparar a salada, cortando para um recipiente grande, os tomates, os pimentos e a cebola em cubinhos bem pequenos (0.5cm).
Preparar o molho juntando os dentes de alho esmagados, um boa pitada de sal, o vinagre, o sumo de limão, o azeite e a pimenta. Mexer bem, verter sobre os legumes e envolver.
Colocar a salada numa taça de servir, salpicar com mais sementes de romã e folhas de orégãos frescos, temperar com um fio bem ligeiro de azeite.
Nota: a receita original incluía Melaço de Romã (1,5 colher de sopa), no molho da salada. Trata-se de um ingrediente muito usado na cozinha do médio oriente, em pratos de legumes e carnes. Como não encontrei, substitui por um vinagre balsâmico mais intenso.
(Para opção sem glúten pode substituir o Bulgur por: Quinoa ou Trigo-Sarraceno)
Autora
Susana, Basta Cheio