by Carla
Descobrir a Satisfação | Alimentação Intuitiva
DESCOBRIR A SATISFAÇÃO é o sexto princípio da Alimentação Intuitiva.
Ficas sempre satisfeita quando comes? Ou na maioria das vezes, comes o que “tem de ser” e muitas vezes a pensar noutras coisas que te apetecem mais?
Sabias que quando comes o que realmente queres, num ambiente convidativo e agradável, o prazer gerado é uma força para te ajudar a sentir satisfeito e contente ?
Que alimentos ou comidas te satisfazem, te dão prazer ? Quantas vezes os comes ?
Permitindo-te comer esses alimentos quanto te apetece, vais perceber que levas muito menos tempo a ficares satisfeito e a comer em menos quantidade.
E como comes?
Deves saborear, comer devagar, em conexão com as sensações do teu corpo.
Se não estamos satisfeitos não estamos felizes. E comer é também um fonte de prazer! O que é diferente de usar essa fonte de prazer para colmatar questões emocionais não resolvidas.
Comer é mais do que ingerir alimentos. É um conjunto de percepções sensoriais, envolvida em socialização e na cultura que nos rodeia.
Alguns factores podem afectar a nossa satisfação. Imagina que estás a comer num meio de uma discussão de família, nem vais notar que a comida é deliciosa ou que comeste tudo o que estava no prato. Portanto, o que rodeia também determina a nossa satisfação e prazer com a comida.
Comer é mais do que ingerir alimentos. É um conjunto de percepções sensoriais, envolvida em socialização e na cultura que nos rodeia.
Alguns factores podem afectar a nossa satisfação. Imagina que estás a comer num meio de uma discussão de família, nem vais notar que a comida é deliciosa ou que comeste tudo o que estava no prato. Portanto, o que rodeia também determina a nossa satisfação e prazer com a comida.
Encontrar satisfação em comer é uma força condutora para a alimentação intuitiva.
Deves ouvir o teu corpo e HONRAR A TUA FOME. Ficarás mais facilmente satisfeita ao não te permites estar numa fome “gigante” precisando comer menos.
Quando começas a comer uma refeição deliciosa, quando estás moderadamente com fome, vais sentir-se satisfeita e confortável ainda antes de comer toda a refeição. No entanto, se comeres toda a refeição mesmo depois de estar completa, vais dessensibilizar os teus sentidos e não ter tanto prazer, sobretudo se ficaste mesmo cheia.
Não tenhas medo de apreciar a tua comida. Apreciar a comida vai ajudar-te a limitar a quantidade que comes, pois terás noção de alcançares a tua saciedade.
Quando alguém dedica tempo a preparar uma refeição, a cheirar, a saborear, a observar invariavelmente acontece um sentimento de satisfação e diminui a necessidade por mais comida mais tarde.
Quantas de vós deixa de comer algo ao longo do dia optando por opções “mais saudáveis” mas depois à noite ao chegar a casa ou antes de dormir come bolachas e chocolate. Conseguem imaginar se tivessem comido algo que vos desse prazer durante o dia isso poderia não acontecer? Muitas vezes fica a sensação que não comeram durante o dia e não estiveram satisfeitas. Ao fim do dia estão frustradas e a sentirem-se vazias o que pode mais facilmente leva a “ataques” de voracidade alimentar, geralmente de alimentos densos de açúcar e/ou sal.
como recuperar o prazer em comer?
- Pergunta-te o que realmente queres comer?
- Descobre o prazer com o palato. Que sensações tens quando tens o alimento na boca ?
- Torna a tua experiência de comer mais interessante (saboreia a comida, come devagar, respira fundo antes de comer, come quando tens alguma fome mas sem estar esfomeada, come num ambiente agradável, evita tensões à refeição, promove variabilidade de alimentos,…)
- Não te contentes…Não és obrigada a comer todo um alimento só porque te serviste dele, ou a comer tudo o que está no prato se não tens vontade. Respeita o que queres e sentes.
- Ainda sabe bem? Por exemplo, decides comer umas bolachas porque te sabem bem, mas será que quando comes 10 ou quase o pacote todo, ainda te estão a saber mesmo bem? Ou algumas vezes até ficas enjoada ? Faz o teste e compara, o prazer das primeiras bolachas com as ultimas do pacote.
Qualidades que podes sentir na comida
Sabor, Textura, Aroma, Aparência, Temperatura, Densidade
OUVE O TEU CORPO! ELE FALA CONTIGO!
EXERCÍCIO:
SATISFAÇÃO
Avalia de 0 a 10 o teu nível de SATISFAÇÃO, no inicio e no fim de comeres um alimento que gostas muito. Exemplo, chocolate.