Honrar a Saúde | Alimentação Intuitiva

 
HONRAR A SAÚDE E FAZER UMA NUTRIÇÃO “GENTIL” é o décimo e último princípio da Alimentação Intuitiva (AI)
 
Ao longo destes nove princípios, foram tocados vários pontos importantes. Os oito primeiro foram com foco no trabalho interior, de perceber a conexão com o nosso corpo e as suas sensações e sentires. O nono foi sobre o exercício físico e também a ligação com o prazer, bem-estar e com a saúde.
 

O décimo, “Honrar a saúde e fazer uma nutrição gentil”, apela a fazer escolhas alimentares que honrem a tua saúde, que satisfaçam o teu paladar ao mesmo tempo que te fazem sentir bem. Apresenta também a mensagem, que é o que tu comes constantemente que influencia a tua saúde e não o que comes uma vez, de vez em quando, numa ocasião especial.
 
Na Alimentação Intuitiva (AI), as directrizes nutricionais são também importantes porque queremos que os pacientes sejam saudáveis e a proposta é que tal seja feito de forma a honrar a saúde e também o paladar, olhando todas as esferas do individuo, incluindo a emocional e a social e não apenas o bem-estar físico.
Na verdade, quando um dos aspectos mais importantes da vida, como o acto de comer, se torna um motivo de angustia e stress sabemos que pode alterar o sistema imunitário, por exemplo. E, nesse sentido, devemos pensar sobre o efeito de determinadas recomendações sobre determinadas pessoas. 
 
Devemos considerar que o peso ou estado nutricional não muda num dia, ou numa refeição, mas que é um processo, um somatório de acções. Devemos é avaliar como está a ser o progresso relativamente aos objectivos traçados com aquela pessoa, avaliar o processo como um todo e não como um certo ou um errado.
Devemos ter em consideração que as pessoas só mudam comportamentos quando estão preparadas, exige tempo e a intervenção de equipas multidisciplinares quando na presença de transtornos alimentares graves.
A Alimentação Intuitiva apresenta vários benefícios, como a redução do risco para transtornos alimentares e a redução de compulsão alimentar, menor identificação com ideais de magreza, aumento do prazer de comer, menos dietas e menos ansiedade relativamente à comida, menor Índice de Massa Corporal e menores níveis de triglicerídeos e risco cardíaco.
 
No entanto, a AI só funciona quando, de facto, começa a existir uma rejeição da mentalidade de dieta, redução do controlo da comida e aumenta a orientação pelos sinais fisiológicos da fome, da vontade e da saciedade.
 
O foco é a “não dieta” e deve ser visto como um programa no qual a ordem dos dez princípios não é fixa e é adaptada a cada pessoa. Tem como fundamento aprender a confiar no seu corpo e seguir a intuição para comer.
 

Quando honras os teus gostos e o teu corpo, como te sentes ?

 

 NUTRIÇÃO GENTIL

Orientações para uma alimentação base saudável:

  • Comer devagar;
  • Tem prazer em comer;
  • Não comer nem de mais nem de menos;
  • Mais de metade do prato deve ser com vegetais e frutas;
  • Beber água ao longo do dia;
  • Reduzir alimentos processados;
  • Escolher alimentos densos como cereais integrais, feijões, abacate, frutos secos. 
 
Liberta-te da culpa e permite-te sentir as sensações envolvidas com os alimentos. Comer saudável é um equilíbrio entre os alimentos mas também a relação  que temos com a comida.
 
A alimentação intuitiva é um processo de clareza na relação da mente, do corpo e da comida, onde escutamos o interior – pensamentos, crenças, sentimentos – e o exterior – sensações físicas.
 
 Sê feliz enquanto comes!
 
 

Sente-te livre para me enviares um email com as tuas dúvidas, opiniões e “sentires”. Vou gostar muito de te ler! 

 

PRINCÍPIOS DA ALIMENTAÇÃO INTUITIVA

1 REJEIÇÃO DA IDEIA DE DIETA

2 HONRAR A FOME

Se quiseres receber algumas dicas de motivação acerca de algum objectivo de saúde que tenhas

preenche o seguinte formulário

SER

Quem quiser saber mais sobre a Nutrição Feminina, clique AQUI.