Algas | Conhece os benefícios

 :: ALIMENTOS QUE NUTREM ::
ALGAS
 
As algas já fazem parte da tua alimentação ? Sabes como usá-las ?
 
Apesar de serem cada vez mais conhecidas, ainda não fazem parte dos hábitos alimentares da maioria das pessoas. No entanto, com equilíbrio, as algas podem trazer bastantes benefícios para a saúde quando introduzidas na alimentação.
 Possuem pouca quantidade de calorias e gorduras mas uma concentração elevada de minerais, de vitaminas, de proteínas e de fibras. Alguns dos minerais em maior concentração são o iodo, o ferro, o cálcio e o magnésio. 
  

Como utilizar as algas na alimentação ?

As algas são muito fáceis de usar. Podem ser adicionadas a estufados, caldos, podem ser colocadas em pratos de forno, como tartes, quiches, pizzas, assim como podem ser adicionadas a sopas e feijoadas. Podem ainda ser tostadas e serem usadas para polvilhar alguns pratos ou serem consumidas cruas, após demolha.

 

Tipos e benefícios

AGAR-AGAR – devido ao seu conteúdo em fibra, pode ajudar na obstipação. Pode ser usada em doçaria como espessante, podendo fazer gelatinas ou pudins, assim como engrossar cremes e molhos. 

ARAMÉ – tem um sabor suave. É rica em cálcio e ferro. Ajuda na digestão.

CLORELA – muito usada em processos de desintoxicação por ser um excelente quelante para metais pesado. Pode ajudar a melhorar o perfil lípidico. 

ESPIRULINA – alga-azul rica em proteínas com todos os aminoácidos essenciais. Muito rica em antioxidantes, o que melhora o sistema imunitário e também o perfil lipidico. Boa fonte de ferro e vitaminas do complexo B. 

DULSE – alga vermelha rica em vitamina A, vitamina C e proteínas. 

HIZIKI – alga escura muito rica em cálcio. 

KOMBU – usada para cozinhar com leguminosas, tornando-as mais macias e de fácil digestão.  Rica em cálcio, iodo e outros minerais e também ácido glutámico realçando o sabor dos vegetais.

NORI –  pode ser usada partida e “polvilhada” em diferentes pratos, como saladas e sopas. Fontes de vitamina A, vitamina B12 e omega 3.

WAKAMÉ – fonte de magnésio, cálcio, potássio, vitamina C e A, ácido fólico e ómega 3. Auxilia na perda de gordura. 

Pesquisas recentes demonstram que os derivados das algas marinhas podem inibir o crescimento de cancro e que têm atividade anti-viral

Cuidados

  • Apesar de serem nutricionalmente muito ricas, devem ser evitadas por quem tem intolerância ou alergia às algas ou por pessoas com doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatóide ou por pessoas que façam uso de algum tipo de medicação, como por exemplo, anti-coagulantes.
  • Outro cuidado a ter, tem a ver com a contaminação por metais pesados, pois as algas podem vir de mares poluídos com metais pesados ou outras substâncias tóxicas. É necessário ter conhecimento se as algas provêm de zonas não contaminadas.
  • Devido ao seu teor de sal, devem ser demolhadas e usadas com moderaçao.
  • Pessoas com problemas de tiróide devem procurar auxílio para perceberem se as algas são indicadas para o seu caso.

[Que assunto gostarias de ver aqui no blog? :: Envia-me um email com as tuas sugestões]

nutricaofeminina@carlafernandes.eu

Se quiseres receber algumas dicas de motivação acerca de algum objectivo de saúde que tenhas

preenche o seguinte formulário

SER

Quem quiser saber mais sobre a Nutrição Feminina, clique AQUI.