Broa de Canela e Arandos

   Inspirar & Nutrir” :: Pão sem Glúten

Culturamente o pão está muito presente na mesa dos portugueses e, embora hajam muitas opções saudáveis para o pequeno-almoço e lanches, um pãozinho também pode ser nutritivo e alimentar o corpo e alma com prazer. Assim, uma vez que não existem (ainda) muitas opções de pão sem gluten saboroso no mercado, este mês apresento-vos duas receitas bem práticas de pão. Hoje uma broa!

BROA DE CASTANHA E ESPECIARIAS

sem glúten, vegan

Ingredientes (8-10 fatias)

1 ovo de linhaça*
120 ml de bebida de arroz
70 ml de azeite ligeiro
100 gr de farinha de castanha
120 gr de sêmola de milho (polenta)
1 colher (sopa) de farinha de alfarroba
1 colher (chá) de fermento
1​/2​​colher (café) de açafrão
1 colher (sopa​) de canela
1 pitada de gengibre
1 boa pitada de sal
​75 gr de arandos secos
Mistura de sementes e noz para a cobertura ​

*Para o ovo de linhaça juntar 2 colheres de sopa de farinha de linhaça (usei da castanha) com 6 colheres de sopa de água. Mexer bem e a​guardar 8-10 minutos até se formar uma papa algo consistente. Está pronto a usar.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 170ºC.
Preparar uma forma a gosto. Usei spray mas podem pincelar ligeiramente com azeite e polvilhar com farinha.
Começar por fazer o ovo de linhaça e reservar. 
Entretanto num recipiente juntar os secos, polvilhando a farinha de castanha, a de alfarroba e a sêmola de milho, acrescentando o açafrão, a canela, sal e o fermento. Mexer apenas para envolver. 
Adicionar o ovo de linhaça e de seguida os líquidos- azeite e bebida de arroz – e mexer tudo com um batedor de varas. Acrescentar os arandos e envolver. Deixar repousar cerca de 10 minutos para a sêmola absorver melhor os líquidos.
De seguida verter na forma, polvilhar com as sementes e com a noz grosseiramente partida e levar ao forno cerca de 20-25 minutos, até a superfície estar firme e dourada. Fazer o teste do palito e se sair seco retirar do forno.
Deixar arrefecer uns 15 minutos e desenformar.