Meditar & Emagrecer

Meditar é estar no momento presente, aqui e agora. Desligar do passado e do futuro, vivendo exactamente as sensações do momento. 

De que forma meditar pode-me ajudar a emagrecer ?

Permanecer no AGORA, calma e em conexão com o nosso corpo e tudo o que nos rodeia, assegura que a nossa consciência esteja alinhada com a nossa acção e dessa forma facilita que façamos escolhas de acordo com o que nos acrescenta Vida, Amor e Saúde.

Quando estamos em meditação e tomamos percepção de um pensamento, temos a escolha de não nos fixarmos a esse pensamento, evitando criar história à sua volta, saindo do momento presente.

Já te imaginaste a comer, estando realmente presente com as cores da tua comida, os cheiros e sabores sem ser perturbada por qualquer outra informação ? Havendo todo o conhecimento acerca dos alimentos que nos nutrem, se nos permitíssemos viver no AGORA, sem distracções, faríamos escolhas.

Afinal quem é que hoje está no AGORA ? Ou estamos a planear os dias seguintes, meses e até anos, ansiosos para algo mude ou aconteça ou estamos no passado, de minutos, horas, meses ou anos a reviver situações.
Meditar, ao “desligar-nos” do passado e do futuro, traz-nos a clareza do momento, para o que temos e somos no momento em que estamos, acolhendo-nos em gratidão, diminuindo a ansiedade de um tempo que ainda não chegou, o futuro, e a certeza de que não mudaremos o passado.

Este equilíbrio emocional, da tranquilidade, de viver o tempo presente, de acalmar a nossa respiração, desacelera e permite-nos viver todas as situações de uma forma mais serena, incluindo melhorando a relação com a nossa alimentação, nas escolhas que fazemos e na forma como comemos.

Passamos a escolher melhores alimentos, porque estamos gratos e felizes pelo que somos e temos AGORA, passamos a comer mais devagar, porque conseguimos conectar-nos com a nossa respiração. É um estado que se vai “treinando”, adquirindo com o passar do tempo, um lugar mais presente, um lugar onde escutamos o corpo, o que sente e o que pede. 

 

COMO MEDITAR ?

Considero que uma das formas mais fáceis de começar a meditar é ficar atenta à respiração, ao inspirar e expirar, seja de olhos fechados ou olhos abertos.
Outro exercício é o de olhar o abdómen enquanto se respira, perceber o seu movimento de ondulação.
Para começar, penso que ficar focado nestas sensações físicas pode ser uma forma de trazer a mente para o agora. É mesmo um treino. Depois começar a fechar os olhos e conectar com essas mesmas sensações. Cada vez que tomam percepção de um pensamento, em vez de criarem história à sua volta, voltam à respiração. É simples, não propriamente fácil, exige treino, ou seja, repetição e mais repetição.
Afinal quem é que hoje está no AGORA ? Ou estamos a planear os dias seguintes, meses e até anos, ansiosos para algo mude ou aconteça ou estamos no passado, de minutos, horas, meses ou anos a reviver situações…

Além deste exercício que faço várias vezes ao longo do dia, não precisando de parar, apenas de prestar atenção, gosto de dedicar 15 a 30 minutos diários a fazer meditações guiadas.


Deixo-vos aqui uma parte de mim, uma pequena meditação que fiz no contexto de um dos grupos de emagrecimento online que acompanhei: