# 3 Alimentos óptimos para o pequeno-almoço

Gostas do teu pequeno-almoço? 

Sentes que comes sempre o mesmo ao pequeno-almoço e que nem sabes o que poderia ser diferente? 

Precisas de inspiração para a primeira refeição do dia ?

Tomas pequeno-almoço ou é uma refeição que não tens feito?

Comer algumas proteínas em cada refeição ao longo do dia pode ajudar-te a “controlar o açúcar no sangue”, o metabolismo e a perda de peso.  Isso acontece porque a proteína ajuda a sentir-te mais saciada por mais tempo ao mesmo tempo que usa calorias para absorver e metabolizar essa mesmas proteínas. Hoje vou mostrar-te como podes colocar a proteína, bem como alguns legumes e gorduras saudáveis num pequeno-almoço pronto a servir. ​​

 

#1 Alimentos para Pequeno-Almoço: Ovos

Sim, ovos são excelentes para o pequeno-almoço. E por uma boa razão! E não, não falo em ovos brancos que vêm em caixa. Refiro-me mesmo a ovos inteiros, todo o ovo. 

A clara do ovo é rica em proteína, enquanto as gemas são verdadeiras potências nutricionais. As gemas contêm vitaminas, minerais, antioxidantes e gorduras saudáveis.

Os ovos vão ajudar-te a sentir-te mais saciada, mais satisfeita por mais tempo, ajudando a estabilizar o açúcar e a insulina no sangue.  

Além de que são muito práticos, uma vez que podemos cozer vários ovos e guardá-los no frigorífico e ser somente pegar e comer em qualquer lado, sem demorar muito tempo.

E não, o colesterol nos ovos não está associado a um risco aumentado de doenças arteriais ou cardíacas.

Uma coisa a considerar é tentar evitar cozinhar as gemas a uma temperatura muito alta, porque isso pode causar a oxidação do colesterol e aí pode não ser saudável. Vamos deixar a gema um pouco liquida e não esbranquiçada do excesso de aquecimento.

 

#2 Alimentos para Pequeno-Almoço: Nozes e/ou Sementes

As nozes e as sementes contêm proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e fibras. Podem ser uma grande contribuição para o pequeno-almoço.

E não te deixes levar por nozes açúcaradas ou manteigas de sementes ou barritas de sementes com acúcares adicionados. Estamos a falar de comida real, sem doces açúcarados.

As nozes e as sementes são o melhor “fast food” se estiveres num dia corrido em que o almoço será tardio. Basta pegares num pequeno punhado de amêndoas, nozes ou sementes de abóbora e colocar num recipiente pequeno e sair porta fora.

Também é super fácil adicionares uma colher de manteiga de frutos secos ou sementes no teu smoothie do pequeno-almoço! 

Dica: Se gostas de um latte cremoso pela manhã tenta fazer um com manteiga de sementes ou frutos secos. Basta adicionares ao teu chá quente habitual uma a duas colheres de sopa de uma manteiga de sementes ou frutos secos que aprecies. Bates tudo no teu liquidificador até a mistura estar cremosa.

 

#3 Alimentos para Pequeno-Almoço: Vegetais

Sim, já sabes que deves colocar proteína em cada refeição, incluindo o pequeno-almoço; Mas isso também se aplica aos legumes. Sabes que eu seria negligente se não recomendasse vegetais/hortícolas em cada refeição, certo?

As hortícolas são potências de vitaminas, minerais, antioxidantes, fitoquímicos, fibras e água. Devem ser adicionados a todas as refeições, incluindo o pequeno-almoço!! 

E não, não precisa ser uma salada ou uma sopa para o pequeno-almoço se não quiseres e não te fizer sentido, embora o possas fazer! 

Uma boa proteína e umas hortícolas é uma excelente combinação para qualquer refeição, mesmo para o pequeno-almoço! Porque não?

Deixo-te uma receita deliciosa para o pequeno-almoço para tentares fazer (atreve-te a personalizar a receita)!

 

Omeleta de vegetais

1 dose

  • 1 colher (chá) de óleo de coco
  • 1 ou 2 ovos (depende da tua fome)
  • ¼ xícara de vegetais (curgete ralada, cogumelos fatiados, pimentos cortados em cubos)
  • Sal, pimenta e açafrão

Adiciona o óleo de coco a uma frigideira e derrete em fogo médio-baixo (panelas de ferro fundido são as preferidas).

Enquanto isso, pega numa tigela e bate os ovos com os legumes e especiarias que escolheres.

Despeja a mistura de ovos na frigideira e cozinha levemente os ovos sem mexer.

Vira cuidadosamente para cozinhar de ambos os lados.

 

  • Dica:  Experimenta com cenoura ralada, brócolos picados ou tomate em cubos!

Serve! Bom-Apetite!

 

Espreita esta receita de uma fritata de ovos deliciosa!

http://www.carlafernandes.eu/index.php/2015/10/14/fritada-de-curgete-e-caril/

(receita da imagem)