#8 Dicas para Simplificar a tua vida na Cozinha!!

Cozinhar até pode ser divertido, mas cozinhar todos os dias, com horário apertado e todos cheios de fome e pressionados pelas horas pode ser bem difícil!

Assim hoje partilho contigo algumas dicas que te podem ajudar quer na decisão sobre o que cozinhar e como aliviar esses momentos.

#1 Organização

Ter um dia em que planeies o teu menu semanal e um dia certo para ires às compras pode ajudar mesmo muito! Eu sei que a maioria não é adepta de fazer menus, mas acreditem, pode ajudar mesmo muito na organização, poupar tempo de cozinhar e poupar dinheiro na hora das compras!!

#2 Procurar receitas novas

Aqui ajuda tirar uma hora da semana, antes de ir às compras, para visitar alguns sites e blogues e buscar inspiração! 
Podes criar uma lista de blogs/sites que gostas de acompanhar de forma a estar acessível e não tenhas de fixar todos esses links! 
Podes criar marcadores com nomes específicos para o tipo de blog, por exemplo: Paleo / Vegan / Plant based / Saladas /Mediterrâneo / Sobremesas saudáveis… deves criar de acordo com o que te faça sentido. #dica extra, não cries demasiadas categorias porque irá gerar maior confusão na pesquisa!

Nesta dica, também te proponho a ter 2 ou 3 livros de receitas que gostes. Hoje existem publicações de vários fantásticos bloggers, chefs, com receitas simples, saudáveis e cheias de sabor! E para isso, para uma escolha de livro simples, continua a ler o post onde coloco dicas que te podem ajudar!

Livros/blogs/sites como têm geralmente fotos muito boas inspiram-nos a cozinhar!! (ah e ver o masterchef Australia também!!)

#3 Inovar

Ser audaz na cozinha, criar novas receitas, experimentar coisas novas e inesperadas pode tornar o acto cozinhar mais interessante e menos rotineiro! Como olhares para o frigorífico e dispensa e fazer uma mistura que nunca tenhas feito!!
>> Será que canela, mostarda e iogurte fazem um molho interessante para uma salada de beterraba e nabo ralado ?
>> Romã, aipo e pepino será que combina? 

Quanto mais improvável maior o divertimento!

#4 Definir o tempo de cozinhar

Estabelecer um tempo limite para cozinhar, por exemplo, “tenho 30 minutos” para preparar uma refeição. Usar o temporizador pode ajudar a ser eficiente na procura de uma receita e de treinar o olhar sobre os ingredientes que tens em casa e transformá-los rapidamente em algo saboroso sem que te sintas exausta no final.

#5 A Ida às compras

Ir às compras não tem de ser aborrecido! Além de fazer uma lista com o básico consumido em casa e com o que os outros elementos familiares gostam, acrescentar um ou dois alimentos novos que nunca tenham experimentado, mesmo que não os saibas cozinhar, aumenta o interesse e a curiosidade pela cozinha. Ou trazer um alimento que já não comas à meses, ou que só comias na infância e que nunca mais comeste porque pensas que não gostas ou algo que tenhas experimentado num restaurante e queiras experimentar fazer em casa!

E porque não experimentar lojas diferentes? Por exemplo, nas lojas de produtos biológicos há com muita frequência alimentos pouco comuns. Ou experimentar lojas especificas de outros países, concerteza haverá imensos alimentos que não conheces, novos sabores e texturas. A conversa à mesa poderá ser bem interessante já que terão a oportunidade de viajar pelo país e cultura desse alimento!

#6 Sê simples!

Uma forma de seleccionar receitas de blogs/sites/livros é separar os que são para ocasiões especiais e requerem mais elaboração dos que são simples e melhores para o dia-a-dia.

Neste caso, para as refeições diárias, em que 30 a 40 minutos a cozinhar poderá ser o tempo máximo, ajuda seleccionar receitas:

  • curtas;
  • 5 a 10 ingredientes no máximo; 
  • poucas instruções;
  • que possam ser feitas num só tacho ou tabuleiro;
  • Algumas hortícolas congeladas podem ser opção para facilitar o dia-a-dia, caso a outra opção seja não comer vegetais por darem um trabalho extra a arranjar;

#7 Cozinhar de forma relaxada e divertida!

  • E que tal colocar uma música enquanto estás a cozinhar?
  • Convidar alguém para comer lá em casa?
  • Colocar umas flores à mesa e um conjunto de pratos especiais?
  • Comemorar a essência e simplicidade da vida a cada refeição? E que tal brindar com um sumo natural colorido?
  • Cozinhar com as crianças? 
  • Convidar o marido para cozinhar a dois?

#8 Ajudantes de cozinha!

Hoje em dia existem vários utensílios que podem facilitar o dia-a-dia na cozinha, por exemplo, a famosa Bimby, o Crockpot, o maravilhoso InstantPot, um bom liquidificador… o investimento pode mesmo valer a pena pelo facilitismo que traz!

As vezes, adquirir pequenos apetrechos de cozinha pode trazer mais gosto por cozinhar.
Quando foi a última vez que compraste uma boa faca de cozinha? (Eu não dispenso a minha faca quase profissional!! eheh)
Ou adquirir equipamentos que cortem cenouras, pepinos e outros vegetais de outra forma, como em estrelas e corações, pode também quebrar alguma rotina e monotonia!

 

Sem dúvida que cozinhar é a grande chave para comer de forma saudável. Faz parte da mudança de estilo de vida para nós e para a nossa família voltar a cozinhar e ter a responsabilidade de escolhermos nós os ingredientes que vão nutrir os nossos corpos e a nossa vida! E sim, pode tornar-se aborrecido “ter” de cozinhar todos os dias e aqui todas as dicas ajudam assim como alternar quem cozinha lá em casa de forma a ter efeito surpresa no sabor, tempero e forma de cozinhar e a aliviar o dia-a-dia!

O que é certo, é que a tua saúde e da tua família vai agradecer!!

Deixo-te uma receita simples e divertida:

 

Frittata

 Para 4.

  • 8 ovos
  • 1/4 leite de amendoas não adoçado
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem
  • 1 dente de alho picado
  • 1 mão de espinafres bebé
  • 1/2 curgete cortada finamente
  • 1 mão de tomate cherry, cortados a meio
  • 1 pitada de ervas aromáticas e especiarias (salsa, tomilho, alecrim, papikra, curcuma, pimenta preta,…)
  • 1 pitada de sal

Instruções:

Aquecer o forno a 180ºC.
Misturar os ovos com o leite de amêndoas.
Aquecer a frigideira (usar uma frigideira que vá ao forno, as de ferro são as ideais) no fogão com azeite.
Adicionar à frigideira já quente o alho, espinafres, curgete. Cozinhar 1 a 2 minutos até o espinafre e a curgete começar a suavizar. 
Adicionar o tomate, as ervas, especiarias e o sal.
Adicionar os ovos batidos com o leite de amêndoas na frigideira.
Levar a frigideira ao forno e deixar cozinhar cerca de 20 a 30 minutos até os ovos estarem cozinhados.

Servir e Saborear!

 

#Dica extra: Podes trocar os vegetais por outros que gostes mais ou tenhas em casa “mais à mão”. Por exemplo, experimenta fatiar o pimento e colocar em vez do tomate ou picar finamente couve e colocar em vez dos espinafres.
Diverte-te a experimentar!!

 

Have Fun!

Carla

 

Créditos da imagem: https://www.paleorunningmomma.com/sausage-tomato-basil-frittata-paleo-whole30/