Consumo de açúcar na Gravidez – que efeitos?

O consumo elevado de açúcar na gravidez pode estar ligada a alergia e à asma.

Se estás grávida ou a planeias engravidar, vale a pena saber que a alta ingestão de açúcar está ligada ao risco de alergia e asma alérgica no teu filho.

Um estudo publicado pelo European Respiratory Journal, incluindo 9 mil pares mãe / filho, analisou a ligação entre açúcares livres na gravidez e alergia e asma aos 7 anos de idade. Foram utilizados testes cutâneos  para procurar alérgenos comuns principalmente ácaros do pó, gatos e erva.
A equipa de cientistas comparou os 20% das mães com maior consumo de açúcar para as 20% das mães com o menor – e encontrou um aumento de risco de alergia de 73% nos seus bebes, para alergia a dois ou mais alérgenos, no grupo com maior consumo de açúcar – e um aumento surpreendente de 101% para asma alérgica.

Mais estudos precisam ser feitos para compreender melhor esta relação, mas já é claro que é importante moderar o consumo de açúcar, esteja grávida ou não, pois o excesso de açúcar pode levar ao aumento de peso e obesidade e piorar a condição de saúde como depressão, ansiedade, disbiose, inflamação,…

Comer proteína a cada refeição e lanche (por exemplo, nozes, sementes, peixe, tofu) ajuda a manter os nível de açúcar no sangue estável.

 

Cuida de ti!

Carla Fernandes