6 Dicas para uma Gravidez Saudável

 
Muitas mulheres e homens não pensam muito acerca de reprodução e fertilidade até quererem um bebé. Mas a verdade é que com conhecimento e acompanhamento podes aumentar a oportunidade de engravidares e teres uma gravidez e um filho saudáveis.
 
E hoje venho falar-te sobre isso, que há aspectos básicos que são fundamentais para gerar uma vida saudável e que devem ser tidos em conta.

Planear a chegada de um filho é cada vez mais importante. Porquê? Porque com o conhecimento que temos hoje em dia, sabemos que podemos e devemos preparar os nossos corpos (mãe e pai) para uma concepção de sucesso, ou seja, que entregamos para combinação entre mãe e pai o nosso melhor, no nosso estado mais saudável, já que a saúde do teu bebé começa no momento da concepção.
 
Com quanto tempo de antecedência devem preparar para engravidar? – Eu diria uns 6 meses. Sim, 6 meses de auto-cuidado!
 

O que fazer?

  1. Pai e Mãe devem fazer umas análises bem completas;
  2. Adequar a alimentação e suplementação (caso necessário) de acordo com a necessidade das análises;
    • Com uma alimentação e nutrição adequadas prevenimos: caimbras, enjoos, hipertensão, diabetes na gravidez, depressão pós-parto e nutres o teu filho para que seja um bebé e uma criança saudável;
  3. Evitar o contacto com poluentes ambientais e alimentares:
    • diminuir a contaminação por pesticidas, preferindo alimentos de origem biológica;
    • diminuir a contaminação por constituintes químicos que interferem com a forma como as nossas hormonas actuam que podem estar presentes em detergentes da louça/roupa, perfumes de ambiente, maquilhagem, desodorizantes, cremes, perfumes, pinturas de cabelo. Deves optar por solução ecológicas.
    • diminuir a exposição a metais pesados (mercúrio, cádmio, chumbo) evitando, por exemplo, tachos com revestimento em teflon e alumínio; (existe uma forte associação com autismo, hiperactividade)
    • diminuir a utilização de alimentos embalados em plástico ou aquecidos em plástico (pode conter presença de BPA ou ftalatos que tem associação com aumento de asma), assim como reduzir o uso de filme protector de comida, copos de plástico de café, garrafas de água ;
    • Evitar tabaco, consumo de bebidas alcoólicas e medicação;
    • Evitar aditivos e conservantes alimentares;
  4. Aumentar o consumo de fibras para facilitar a excreção de compostos tóxicos. Consoante o resultado das análises clínicas pode ser necessário um processo de detoxificação especifico antes de engravidares.
  5. Emagrecer de forma saudável (se for o caso);
  6. Cuidar da mente e do stress! Encontrar forma de diversão e relaxamento para o teu dia-a-dia é tão importante como tudo o que falei até aqui!
 
Todas estas dicas permitem-te viver com mais saúde e gerar uma vida em saúde! Criar uma vida exige um terreno cheio de nutrientes e sem agressores tóxicos! E é neste sentido, que os 6 meses são um começo para ter esse terreno fértil e também uma excelente forma de criarem novos hábitos de vida para a tua família!
 
 
Cuida de ti!
 
Com amor,
Carla
 
 

Estão abertas as inscrições para o curso Emagrecimento consciente EU SOU LEVE!

Sabe mais em:

http://academia.carlafernandes.eu