PORQUE COMEMOS?

 
A fome é o motivo principal para comermos. Aliás é a melhor razão para comermos, no entanto, comemos mesmo quando não temos fome.
 
Alguns motivos pelos quais comemos:
> porque é hora de comer.
> porque o jantar é às 20h e a comida está pronta.
> porque temos receio de que se não comemos agora, não vai haver para comer depois.
> porque é boa educação comer quando nos oferecem comida num evento social. Jamais queremos degradar aos outros, mesmo que não tenhamos fome!
> porque a comida sabe bem, embora saiba ainda melhor quando estamos com fome.
 
também comemos por razões emocionais:
> quando estamos ansiosos e queremos relaxar.
> quando estamos sozinhos e precisamos de companhia.
> para nos distrairmos de emoções como raiva, estamos deprimidos, indecisos, carentes
 
Tantas razões e mais haverão para comer além da fome física.
Muitas destas razões que herdamos de infância e que conseguimos desconstruir os seus motivos para não passarmos as mesmas mensagens às crianças de hoje e proporcionar a elas uma relação mais harmoniosa com a comida.
 
Comida não deve servir para ser “que linda menina, comeu tudo”, “essa colher é para a mamã, agora come mais uma para o papá”, “vê lá se comes, porque há muitas crianças que não têm nada para comer”… não queremos que as crianças comam para agradar alguém ou se sintam culpadas por não terem apetite. Pois não?
 
Entendem-se as preocupações que existem por trás de certas afirmações, mas temos de ver para além disso, de que uma relação de paz com a comida começa na infância, em permitir autonomia e auto-regulação da fome e saciedade em cada criança. E sim, temos também de buscar essa paz com a comida em nós…
 
…como é a tua relação com a comida?
 
 
Com amor,
Carla