Semana Mundial da Amamentação
Tratando este blogue de nutrir, faz-me sentido elevar a amamentação ao exponencial máximo da nutrição.
Amamentar é nutrir de alimento, nutrientes para o corpo físico e emocional, é nutrir de afecto, de toque, de olhar. É a conexão de um sem fim de ligações impossíveis de estudar na sua profundidade.
Esta semana estou de mãos dadas com a SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO para ajudar na divulgação da importância da amamentação.
Existem muitos mitos e tabus sobre a amamentação e devemos reconstruir valores, crenças para que consigamos levar informação até todas as mães, para que possam com o máximo de informação possível fazerem as suas escolhas. Para que as frases “olha, se eu soubesse…” sejam cada vez menos.
“O leite materno é um alimento vivo, completo e natural, adequado para quase todos os recém-nascidos, salvo raras excepções. As vantagens do aleitamento materno são múltiplas e já bastante reconhecidas, quer a curto, quer a longo prazo, existindo um consenso mundial de que a sua prática exclusiva é a melhor maneira de alimentar as crianças até aos 6 meses de vida.” (1)
“A OMS e a UNICEF informam que “ para um crescimento, desenvolvimento e saúde óptimos, o bebé deve ser amamentado exclusivamente durante os 6 primeiros meses de vida. Depois o bebé deve receber alimentos complementares seguros e adaptados. O bebé continua a ser amamentado até aos dois anos ou mais.” O mais importante é a mãe e o bebé sentirem-se bem. Ao optar-se por conduzir o desmame, respeitar os ritmos da mãe e do bebé vai garantir que o processo decorra satisfatoriamente para ambas partes.” (2)
Deixo-vos aqui o Manual de Aleitamento Materno. (cliquem no manual)
Grupos de Apoio à Amamentação:
*Fontes:
(1) http://www.unicef.pt/docs/manual_aleitamento.pdf
(2) http://www.llli.org/portugal.html