Boas Festas | 3 dicas nutritivas

 

Estamos em contagem decrescente para a noite de Natal e concerteza muitas de vós já estão a pensar em todos os preparativos para essa noite tão tradicionalmente especial. Em família e/ou com amigos, a maioria de nós tem uma mesa farta de iguarias tradicionais portuguesas, que em modo traduzido sugere sabores, memórias, pozinhos de muito açúcar e frituras.

Mas não vos venho falar de restrições, afinal quem é que houve um nutricionista nesta fase do ano? Fosse o Natal 1 ou 2 dias (são mais???) e adicionando os festejos de ano-novo e não seria motivo para grandes recomendações.  Quem é que já anda a festejar o Natal desde Novembro, com as rabanadas e filhós que por aí circundam em todos os cafés e supermercados? Mas prometido é devido, vou pelo discurso positivo. 

 

O que acrescentar na mesa de Natal para termos algum equilíbrio de forma saborosa e prática?

 

Três dicas simples:

– apresentar na mesa de doces, espetadas de frutas (sugestão de usar frutas de diferentes cores para ser mais apelativo);

– oferecer diferentes saladas, combinar diferentes cores e texturas (couve, cenoura, aipo, nabo, rúcula, couve-roxa, beterraba, coentros, brócolos, couve-flor…). Acompanhando com diferentes “molhos”: azeite macerado com ervas aromáticas, maionese de abacate, salpicar com sêsamo, amêndoas e/ou avelãs tostadas. Podem ser servidas em várias misturas ou isoladas para que cada um possa montar o seu prato.

– oferecer águas aromatizadas com frutas. O Jamie Oliver tem propostas muito interessantes. Que tal água aromatizada com romã? Espreitem aqui.

 

Estas ideias são Simples, nutritivas e saborosas. Acrescem valor nutricional à vossa mesa de Natal e /ou fim de ano, permitindo equilibrar com o restante menu tradicional.

 

 

Brinda à família com sabor, tradição e saúde! 

 

Votos de umas Festas Felizes nesta quadra tão linda e profunda de conexão interior! Sejam felizes!

 

 

 P.S. – Espreitas as nossas receitas de Natal saudáveis e plenas de sabor! » Receitas de Natal