Alimentação Saudável | dicas básicas
Muitas vezes é quando mergulhamos na maternidade/paternidade, seja no início da gravidez ou já depois do nascimento do primeiro filho, que repensamos imensas coisas da nossa vida. Uma delas é a alimentação e qual é a melhor forma de nutrir a nossa família.
Aprofundamos ainda mais os nossos hábitos alimentares quando chega a altura da introdução dos alimentos, após os 6 meses, e queremos ser um exemplo. Muitas famílias alteram os seus hábitos alimentares ao longo do primeiro ano de vida do seu primeiro filho. Alguém se identifica com esta vivência ?
Mas o que é uma alimentação saudável ?
Para entender este conceito, é importante ter em consideração que cada mulher, homem ou criança tem a sua individualidade bioquímica e que pode ter necessidades específicas para si. Porque falo nisto ? Para que como mulheres/homens e mães/pais estejam atentos aos sinais e sintomas nos vossos filhos ao fazerem a introdução dos alimentos e no seu percurso alimentar ao longo dos anos. Claro, também estarem atentos a vós mesmos para perceber o que melhor vos nutre.
De uma forma geral, uma alimentação saudável contempla alguns princípios:
– diversidade alimentar : procurar variar os alimentos, entre as várias verduras, legumes e frutas, assim como cereais e leguminosas;
– a maior parte da nossa alimentação deve ser à base de verduras e frutas;
– escolher alimentos o mais próximo do seu ponto natural, ou seja, integrais;
– ingerir água ao longo dia-a-dia;
– escolher gorduras saudáveis, como por exemplo, azeite, abacate e frutos secos;
– diminuir o consumo de açúcar e sal;
– preferir verduras e legumes de época;
– sempre que possível, optar por alimentos de origem biológica;
O que devemos evitar ? Ou seja, o que devemos consumir apenas pontualmente ?
– Alimentos industrializados, que contenham muito açúcar, sal e aditivos, como bolachas, salgadinhos de pacote, entre muitos outros embalados e enlatados.
– Refrigerantes
– Óleos vegetais, seja no seu estado líquido ou na forma de margarina;
– Adoçantes artificiais
– …
Tão importante como o que comer é COMO COMER ?
– Comer respeitando o ritmo de cada um e perceber os sinais da fome, evitando ficar longas horas sem comer.
– De uma forma geral, comer várias vezes ao longo do dia, ajuda a pessoa a manter-se saciada e satisfeita.
– Estar no momento presente no momento da refeição. Não fazer outras tarefas enquanto se come. Desligar a TV e o telemóvel. Conectar com a comida (formas, cores, sabores) e com o teu corpo (sensações).
Resumindo, uma alimentação saudável é uma alimentação natural onde conseguimos identificar os alimentos – “comida verdadeira”, onde a presença de rótulos acontece apenas ocasionalmente.
Também quero acrescentar, que nos dias de hoje, pode parecer difícil conseguir ter uma alimentação natural e “inteira”, uma vez que exige mais tempo na cozinha, mas acredito que é algo que também nos leva a repensar o que realmente é fundamental nas nossas vidas.
Cozinhar e Nutrir as nossas famílias é um ato de amor e de saúde e devemos procurar ter esse tempo nas nossas vidas.
“Eat food. Not too much. Mostly plants.” Michael Pollan
Este artigo foi escrito no sentido da parceria de blogues que tenho com o Centro de Medicina Holística : O Inicio de uma Nova Vida, da querida Yolanda Castillo. Aconselho-vos a visitar!
[Que assunto gostarias de ver aqui no blog? :: Envia-me um email com as tuas sugestões]
nutricaofeminina@carlafernandes.eu
Quem quiser saber mais sobre a Nutrição Feminina, clique AQUI.