Cacau | Benefícios

:: ALIMENTOS QUE NUTREM ::
Cacau & Chocolate
 

O Cacau tem origem na América do Sul e Central e já era consumida pelos índios, principalmente os Astecas, no México, e os Maias, na América Central, quando os espanhóis chegaram à América Central.

O cacaueiro, chamado cacahualt, era considerado sagrado. No México, os Astecas acreditavam que era de origem divina e que o próprio profeta Quatzalcault ensinara ao povo como cultivá-lo tanto para o alimento como para embelezar os jardins da cidade de Talzitapec.

Foi o botânico sueco Carolus Linneu (1707 – 1778), que denominou a planta do cacaueiro Theobroma cacao, chamando-a de “manjar dos deuses”.

Portanto, o mundo civilizado só tomou conhecimento da existência do cacau e do chocolate depois que Cristóvão Colombo descobriu a América. Até então, eram privilégio dos Índios que viviam no Sul do México, América Central e bacia amazónica, onde o cacau se desenvolvia naturalmente na floresta. Hoje, quase 5 séculos depois, os derivados do cacau são consumidos de muitas formas, em quase todos os países tendo o seu consumo subido bastante na última década.

Os maiores produtores de Cacau no mundo são a Costa do Marfim, Gana e a Indonésia.

Benefícios do Cacau

À medida que aumenta o consumo de cacau aumenta também o conhecimento sobre as suas propriedades e hoje são já conhecidos inúmeros benefícios deste fruto.

O cacau é rico em diferentes nutrientes dos quais destaco o magnésio, o ferro, o crómio, a teobromina, os antioxidantes (polifenóis antioxidantes, catequinas, e epicatequinas), o manganês, o zinco, a vitamina C (apenas em cacau cru, chamabo de nibs), triftofano, vitaminas do complexo B e vitamina E que fazem com que este “tão adorado” alimento:

* seja um alimento energético com gorduras saudáveis que ajudam no equilibro do colesterol.

* contribua para a sensação de prazer uma vez que estimula a produção de serotonina.

* tenha um papel interessante na prevenção de doenças degenerativas, função cerebral e muscular, possuindo mais polifenóis do que o chá e o vinho.

* actue na função cardiovascular de forma preventiva.

* entre muitas outras, como melhorar a qualidade da pele.

Como escolher um chocolate?

Devo salientar que o cacau tem mais propriedades benéficas quanto mais bruto se apresenta e, portanto, consumido na forma crua (como nibs – pepitas de cacau cru) revela-se ser a sua forma mais nutritiva. Um exemplo é a vitamina C que possui ser destruída quando o cacau é submetido ao calor para fazer chocolate.

Na forma como é mais consumido, ou seja, como CHOCOLATE, traz mais benefícios escolher um que tenha menos açúcar e maior teor de cacau. Por norma recomenda-se chocolate com teor superior a 70% de cacau.

Podemos tirar ainda maior partido das suas propriedades ao criar sinergias com outros alimentos potenciando os seus benefícios. São alguns exemplos: cacau/chocolate com pimenta, com gengibre, com frutos secos, com fibras, com alho. E é nesse sentido que este ebook se apresenta ao mostrar um pouco de como é possível criar excelentes combinações com este “alimentos dos deuses”, potenciando a nossa saúde e bem-estar.

 

[Que assunto gostarias de ver aqui no blog? :: Envia-me um email com as tuas sugestões]

nutricaofeminina@carlafernandes.eu

Se quiseres receber algumas dicas de motivação acerca de algum objectivo de saúde que tenhas

preenche o seguinte formulário

SER

Quem quiser saber mais sobre a Nutrição Feminina, clique AQUI.