Anemia |Prevenir com a alimentação
A anemia é algo a considerar em mulheres no geral, mas tem ainda maior importância na fase em que se quer engravidar, na gravidez e no pós-parto.
Existem vários fatores que podem contribuir para se ter anemia e uma alimentação bem cuidada é fundamental, especialmente se estás grávida, uma vez que há uma necessidade extra de vários nutrientes.
Alguns alimentos ricos em ferro são:
fontes animais: a carne vermelha, carnes no geral, peixe, ovos, mexilhões
fontes vegetais: todos os legumes verdes escuros (couves, agrião) e aromáticas como salsa, coentros, urtigas, junto com frutas ricas vitamina C (morangos, kiwi, laranjas, citrinos, pimento vermelho, ananás, acerola, maracujá).
Outras fontes: cogumelos, sementes de abóbora, sésamo, feijão branco, grão de bico, lentilhas, frutos secos e algas (quase todas)
Para potenciar a absorção de ferro:
– adicionar frutas ricas em vitamina C aos alimentos vegetais, feijões e sementes
– cozinhar em panela de ferro
– evitar consumir fontes de cálcio (lácteos: leite e derivados) juntamente com alimentos ricos em ferro
– evitar fontes de oxalatos: espinafres, acelgas
– evitar açúcar e produtos industrializados
A anemia pode ter várias causas e essa causa pode ser avaliada por meio de análises sanguíneas. Assim deve ser feito para poder ajustar a alimentação e repor as necessidades.
No entanto, a alimentação pode não ser suficiente em algumas situações para repor de uma forma mais rápida, no sentido de não prejudicar qualquer uma destas fases da vida.
Nesse caso deves procurar ajuda profissional.
Cuida de ti em Amor!
Este artigo foi escrito no sentido da parceria de blogues que tenho com o Centro de Medicina Holística : O Inicio de uma Nova Vida, da querida Yolanda Castillo. Aconselho-vos a visitar!
[Que assunto gostarias de ver aqui no blog? :: Envia-me um email com as tuas sugestões]
nutricaofeminina@carlafernandes.eu
Quem quiser saber mais sobre a Nutrição Feminina, clique AQUI.