“Quero o meu corpo de volta! Rápido!” 5 Dicas para te ajudar!
Para muitas mulheres a gravidez é um estado de graça, de alegria, de felicidade plena. Muitas referem “foi quando me senti mais bonita”! Depois o bebé nasce e com as poucas horas de sono, rotinas alteradas e, muitas vezes, solidão, o encanto do nosso bebé não é suficiente para que estejamos a sentir-nos lindas, super cuidadas e, claro, de regresso ao corpo pré-gravidez.
O bebé nasce mas a barriga fica, pelo menos alguma parte. Penso que todas as mulheres sabem isso, mas nada as prepara para esse novo estado do corpo. Tudo misturado, entre as novas emoções e pressões sociais, como ser uma boa mãe e uma namorada/mulher atraente, nascem um conjunto de inquietações e muitas inseguranças.
A consciência de que estando a amamentar, dietas radicais são pouco recomendadas, muitas mães acabam por se encontrar perdidas sobre o que fazer para facilitar a perda de peso sem prejudicar a amamentação.
O que tenho notado é que o problema não é a dieta, mas a natural desorganização da entrada de um novo elemento para a família que requer muita atenção e novas adaptações.
Uma alimentação saudável, onde alimentos integrais, vegetais e frutas têm lugar de destaque são a base. Fazer restrições alimentares, em fase de amamentação pode ter um resultado pior, já que naturalmente a mãe a amamentar tem mais fome e em restrição tenderá a comer fast food e refeições com muito açúcar quando os dias se desorganizam, dificultando a perda de peso.
Além de te manteres hidratada, comer várias vezes ao dia e colocares algum movimento nos teus dias, a organização tem um espaço essencial.
Nesse sentido, deixo-te algumas dicas para te organizares:
1: Definir quem são as pessoas de suporte (marido, mãe, pai, irmãos, vizinhos, babysiter…) e quando podes contar com elas, em horários definidos;
2: No momento em que tens mais horas de apoio, retirar nem que sejam apenas 30 minutos para um passeio sozinha, um banho, uma massagem, um telefonema, um sono…
3: Definir e planear refeições, lanches e snacks a ter prontos, a comprar ou a encomendar. Neste caso, tirar um dia da semana para planear e fazer compras ajuda imenso. Ponderar em congelar várias refeições como sopas, carnes, feijões/grão ajuda imenso para quando acontecem imprevistos ou cansaços extremos que nos derrubam.
A consistência de manter uma alimentação saudável ao longo das semanas ajuda na perda de peso, que deve ser gradual.
Amar cada parte de ti, amar o teu corpo de recém-mamã, que nutriu e gerou uma vida vai ajudar-te a sintonizar com as escolhas alimentares diárias que queres fazer. Quanto mais fores paciente e nutridora de bons pensamentos a teu próprio respeito, mais reforçada a tua auto-estima e determinação sairá.
Este artigo foi escrito no sentido da parceria de blogues que tenho com o Centro de Medicina Holística : O Inicio de uma Nova Vida, da querida Yolanda Castillo. Aconselho-vos a visitar!
[Que assunto gostarias de ver aqui no blog? :: Envia-me um email com as tuas sugestões]
nutricaofeminina@carlafernandes.eu
Quem quiser saber mais sobre a Nutrição Feminina, clique AQUI.