Como a mudança dos hábitos alimentares pode transformar a tua vida
Sentes-te indisposta, sempre doente, totalmente sem energia e mal-humorada? Sabias que tudo isso pode ser reflexo dos teus hábitos alimentares ?
Manter uma alimentação equilibrada pode resultar em benefícios que vão além da estética: ganhas disposição, energia e saúde para viver os teus dias com muito mais qualidade.
Uma grande mudança começa com passos pequenos.
Embora os resultados da reeducação alimentar sejam fantásticos, o começo pode representar um desafio para muitas pessoas.
No entanto, é importante lembrar que uma mudança radical de uma hora para outra tem maior possibilidade de fazer com que tu te sintas desmotivada e desistas do objectivo. Obviamente, não é isso que queres, certo?
Por isso, a mudança deve ocorrer de forma gradual: é de passo em passo que se começa uma grande caminhada.
Portanto, calma e foco no prêmio, que é a tua saúde plena!
- A qualidade os alimentos que consomes.
Mais do que te preocupares com a quantidade das porções que ingeres todos os dias, é preciso atentar quanto à qualidade dos alimentos que consomes.
Tanto a gordura como o açúcar em excesso podem trazer malefícios enormes para a saúde. Sendo assim, os alimentos extremamente gordurosos e doces deverão ser eliminados e substituídos por outros cujas composições nutricionais sejam mais ricas.
Um exemplo de alimentos saudáveis que trazem uma quantidade ideal de gordura boa pode ser encontrado nas porções de frutos secos e, também, em frutas como o abacate. Incluir esses itens na tua alimentação, irá deixar-te com maior disposição e energia.
- Estrutura e planeia as tuas refeições
Uma das primeiras medidas que deves tomar a respeito da tua reeducação alimentar é estruturar e planear as tuas refeições. Fazer um plano semanal de lanches e refeições principais irá facilitar as tuas compras e o teu dia-a-dia.
Outro factor muito importante e que vai melhorando à medida que te mantens firme na reeducação alimentar é a conexão com a fome e a saciedade, dando-te uma indicação das quantidades que deves consumir. As porções devem ser do tamanho da tua fome e não do quanto quer comer (pelo menos na maioria das vezes).
Outra dica que podes adoptar é quanto mais colorido for o prato, mais nutrientes ele terá: verduras, legumes, frutas, devem fazer parte das tuas refeições.
Ao começares a consumir alimentos frescos, repletos dos nutrientes verás que os benefícios são bem maiores que os desafios de mudar os teus hábitos alimentares.
Tais benefícios irão a seu tempo reflectir-se no teu corpo e no teu emocional: energia, vitalidade, bom humor e otimismo farão parte da tua nova rotina!
Permites ter esse tempo evitando exigir que as mudanças ocorram logo na primeira semana ? Ao longo do tempo tu verás o resultado das tuas boas escolhas!
Escolhe comida de verdade, sem embalagens e com tempo de vida curto!
Escolhe comida que se estrague!