Espetadas de Cogumelos com Nori Chips

Fim do Ano, Festas recheadas e Entradas Saudáveis!

1 ano passou e aqui estamos novamente, em época festivas, a organizar as festas de fim de ano e a salivar com todas as iguarias da época!

A maioria de nós segue a tradição dos pratos e dos doces de Natal, mas há sempre um espaço para inovar! E, se não é nas sobremesas, que tal inovar nas entradas??
Deliciem-se, este mês com as várias entradas que tão bem vestem estas festas tão especiais!

Espetadas de Cogumelos com Nori Chips

 Vegan, Sem gluten

Espetadas de cogumelos 

~ Ingredientes ~

150g de cogumelos shiitake

2 limões, cortados em rodelas

3 ramos de alecrim fresco

1 colher de chá de molho inglês

pimenta preta

azeite 

Começar por limpar os shiitake, retirando as impurezas e cortando as pontas mais duras. Eu gosto de passá-los por um bocadinho de água, embora o mais indicado seja limpá-los com uma escova até que a sujidade saia totalmente.  

Retirar as folhas dos paus de alecrim, excepto na ponta. Reservar as folhas. Inserir um cogumelo seguido de uma rodela de limão, alternadamente, no pau de espetada. Repetir até terminar os cogumelos. Temperar com o molho inglês, salpicando-o para cima das espetadas. Aquecer um grelhador com um fio de azeite e grelhar as espetadas até que os cogumelos estejam bem cozinhados. 

Nori chips

~ Ingredientes ~

3 folhas de alga nori tostada

2 colheres de sopa de azeite

flor de sal

sementes de sésamo

Ligar o forno nos 150º. Preparar dois tabuleiros grandes, forrando-os com folhas de papel vegetal. Dobrar as folhas de nori em 3 e cortar rectângulos pequenos com uma tesoura. Dispô-los nos tabuleiros e pincelá-los com azeite de um lado. Salpicar a alga com flor de sal, as folhas de alecrim e o sésamo. Levar ao forno cerca de 15 minutos ou até que as chips comecem a ficar um pouco dobradas e estaladiças. Servir com as espetadas de cogumelos.