Sabes o que conta ? O que comes e como comes!
Cansada de contar calorias e de estar sempre a controlar as porções daquilo que comes ? E que tal se começares a focar mais no que comes e COMO comes ?
Toda a gente já ouviu (e talvez viveu) que não se deve comer tanto isto, tanto aquilo, focando essencialmente na quantidade de alimentos que se come. E a quantidade do que se come tem tido muita atenção porque afecta o peso, o nível de energia, embora não resolva todas as situações.
O que comes?
Mas hoje vamos falar do que comes e como comes e os seus benefícios.
Parece que contar calorias (ou seja, o quanto se come) não é o único factor para a perda de peso a longo prazo e manter bons níveis de energia.
Quantas mulheres contam calorias mas não conseguem perder peso? Andam de rótulo em rótulo, para comprar produtos alimentares com menos calorias, menos gordura, menos açúcar e ainda assim não conseguem livrar-se da retenção de líquidos, gordura abdominal, celulite, cansaço ?
Sim, podes continuar a contar calorias, mas tens de tomar atenção ao que estás a comer!
Idealmente, precisas de uma dieta cheia de alimentos minimamente processados (próximo do seu estado natural). Este conceito simples é fundamental para a perda de peso, energia e bem-estar geral.
Assim, deves diariamente:
- incluir frutas e vegetais coloridos e frescos em todas as refeições ao longo do dia. Precisas de fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais.
- incluir proteína. Certifica-te que obtens todos os aminoácidos essenciais. A proteína é fundamental ao nosso corpo e metabolismo.
- usar gorduras saudáveis. Alguns ácidos gordos são chamados de “essenciais” porque precisamos deles para a construção das nossas hormonas e nas nossas estruturas celulares. Azeite, óleo de côco, sementes, frutos secos, gema de ovo, peixe e carnes biológicas são opções de gorduras de qualidade.
Como comes ?
A forma como comes e bebes tem mais impacto que possas pensar.
Se comes demasiado rápido e não mastigas bem os alimentos é possível que tenhas alguns problemas gastrointestinais, como flatulência, azia, cansaço.
Aqui podemos entrar com o conceito “comer consciente”. Consciente significa comer pequenos pedaços lentamente, mastigando completamente, engolindo apenas quando estiver uma papa na boca, saboreando cada pedaço. Ao longo deste processo observa e sente o cheiro, a textura, o sabor. E fica também atenta à tua respiração, que deve ser bem lenta.
Com uma mastigação eficiente dás tempo ao sistema digestivo para se preparar para a digestão e secretar as enzimas necessárias.
Comer devagar pode também ajudar-te com a perda de peso, porque comer mais devagar, muitas vezes significa comer menos. Sabias que demora até 20 minutos até o cérebro perceber que o estômago está cheio ? Costumas comer em quanto tempo ? E quanto comes em 20 minutos ?
Pensa nisso!
Sabemos também que os alimentos mais bem mastigados são mais fáceis de digerir e torna mais fácil a absorção de nutrientes essenciais.
Mastigar é mesmo importante, mas também podes beber a tua comida!
Os smoothies/batidos podem ser saudáveis e uma forma fácil e saborosa de ingerires algumas frutas e legumes (olá folhas verdes!). Beber devagar, saboreando os smoothies pode ser uma opção de lanche melhor que “junk food”. Para tornar os smoothies/batidos mais saciantes e ricos em fibra podes adicionar sementes de linhaça ou de chia.
Batido Verde de pêssego e chia
- 1 mão de espinafres
- 1 colher de sopa de sementes de chia
- 1 banana
- 1 pêssego
- 1 copo de leite de amêndoas sem açúcar
Colocar todos os ingredientes num liquidificador pela ordem referida.
Esperar alguns minutos para que as sementes de chia comecem a absorver a bebida de amêndoa.
Liquidificar, servir e apreciar!
Dica: Nos batidos podes fazer várias substituições. Tenta experimentar outras folhas verdes, frutas e sementes até encontrares os teus preferidos.
Bonús: A chia é uma fonte de fibra, ómega 3 e aminoácidos essenciais.
IV Sente, Muda e Emagrece
Programa de Emagrecimento Online – Inscrições abertas
http://sentemudaemagrece.carlafernandes.eu/