O teu metabolismo é lento ?

 

Porque o meu metabolismo é lento?
Podes-te sentir cansada, com frio ou ter ganho peso. Talvez a tua digestão pareça um pouco mais “lenta”.
Podes estar convencida de que o teu metabolismo é lento.
Porque é que isso acontece? Porque é que a taxa metabólica diminui?

O que pode diminuir o meu metabolismo?

O metabolismo inclui todas as reacções bioquímicas do teu corpo que usam nutrientes e oxigénio para gerar energia. E há muitos factores que afectam a rapidez (ou lentidão) com que funciona a tua “taxa metabólica” (que é medida em calorias).

Também sabemos que a taxa metabólica é muito mais complicada do que apenas pensar em “calorias para dentro e calorias para fora” do corpo! A verdade é que é tão complicado explicar que eu só vou colocar algumas das coisas comuns que podem torná-la mais lenta.

Alguns motivos comuns pelas quais as taxas metabólicas podem diminuir:
– Hormonas tiroidianas baixas
– Histórico de dietas
– Peso e composição corporal
– Nível de actividade física baixa
– Poucas horas de sono

Vou brevemente falar de cada motivo e eu prometo dar-te um conselho melhor do que apenas “comer menos e exercitar mais”.

Hormonas tiroidianas baixas

A tua tiróide é o mestre controlador do teu metabolismo. Quando produz menos hormonas o teu metabolismo desacelera. As hormonas da tiróide (T3 e T4) dizem às células do teu corpo quando usar mais energia e quando devem tornar-se mais metabolicamente activas. Idealmente, devem trabalhar para manter o teu metabolismo em equilíbrio. Mas há várias coisas que podem afectá-las como as doenças auto-imunes e as deficiências minerais (por exemplo, iodo ou selénio), por exemplo.

Dica: conversa com o teu médico sobre como avaliar as tuas hormonas tiroidianas. 

Histórico de Dietas

Quando as pessoas perdem peso, a sua taxa metabólica muitas vezes diminui. Isto ocorre porque o corpo sente que os alimentos podem ser escassos e adapta-se, tentando continuar com todas as funções de vida necessárias e a fazê-lo com menos alimentos.

Enquanto uma dieta pode levar a uma redução na quantidade de gordura infelizmente também pode levar a uma redução na quantidade de músculo que tu tens. E quanto mais músculo mais rápida é a taxa metabólica de repouso.

Dica: Certifica-te de que estás a comer comida suficiente para alimentar o teu corpo sem exageros.

Peso e composição Corporal

No geral, as pessoas maiores têm taxas metabólicas mais rápidas. Isto porque requer mais energia alimentar um corpo maior do que um menor.

No entanto, ganhar peso raramente é a melhor estratégia para aumentar o seu metabolismo.

Os músculos que se movem e trabalham ativamente precisam de energia. Mesmo músculos em repouso queimam mais calorias do que a gordura. Isso significa que a quantidade de energia que o teu corpo usa depende em parte da quantidade de massa muscular magra que tens.

Dica: Faz algum treino de peso para ajudar a aumentar a tua massa muscular.

Isto leva-nos a…

Nível de actividade física

O exercício aeróbio aumenta temporariamente a tua taxa metabólica. Os teus músculos estão a queimar combustível para se moverem e fazerem “trabalho” o que podes ver percebendo que estás a ficar mais quente. 

Algumas coisas podem contribuir para teres um dia mais activo. Por exemplo, caminhar um pouco mais longe do que costumas fazer, usar uma mesa em pé em vez de te sentares o dia todo, usar as escadas em vez do elevador… 

Dica: Incorpora movimento no teu dia. E, além disso, faz exercícios regularmente.

Poucas horas de sono

Há uma abundância de pesquisa que mostra a influência que o sono tem na taxa metabólica. O consenso geral é dormir de 7 a 9 horas de sono todas as noites.

Dica: Tenta criar uma rotina que permita pelo menos 7 horas de sono todas as noites.

Pudim de chia e cacau (Receita rica em selÉnio): 

Para 4 pessoas

  • ½ xícara de castanhas do Brasil
  • 2 xícaras de água
  • ½ xícara de sementes de chia
  • ¼ xícara de cacau em pó sem açúcar
  • ½ colher de chá de canela em pó
  • ¼ colher de chá de sal marinho (opcional)
  • 1 colher de sopa de mel ou açúcar de côco (opcional)

Mistura as castanhas do Brasil em água num processador de alta velocidade até obter leite suave e cremoso. Se desejares, podes coar com um pano.

Adiciona o leite de castanha do Brasil e os outros ingredientes numa tigela e bate com a varinha mágica até combinarem. Deixa repousar 20 minutos (ou durante a noite) até atingir a espessura desejada.

Servir e desfrutar!

Dica: Este pudim pode ser um simples pequeno-almoço delicioso ou uma sobremesa se colocares frutos vermelhos ou outras frutas que gostes!

 

IV SENTE, MUDA E EMAGRECE

 Programa de Emagrecimento Online – Inscrições abertas

http://sentemudaemagrece.carlafernandes.eu/