Coentrada de Pescada, Quinoa e Favas
As favas são leguminosas que enriquecem os pratos com a sua textura em amido e com os seus nutrientes. São boas fontes de fibras, vitaminas e minerais, como o triptofano, ácido fólico e o manganésio.
É ainda uma boa fonte de proteína e muito saciante!
Este prato, rico em proteína, também pela presença da pescada e da quinoa, brinda ainda com os saborosos e nutritivos coentros! Este prato é uma opção saudável para levar em marmita e poder comer uma refeição onde desejar!
Sobras de pescada assada (usei cerca de 1 posta grande)
1/2 chávena (chá) de quinoa tricolor
2 dentes de alho
1 folha de louro
Azeite
Sumo e raspa de lima
Sal
Pimenta
Coentros em pó
Coentros frescos
Agriões
Tomate cereja para acompanhar
Preparação
Começar por cozer a quinoa e favas. Lavar muito bem a quinoa antes de cozer, colocando-a num passador de rede bem fina e passando por água 3-4 vezes. De seguida levar ao lume duas chávenas de água com meia chávena de quinoa, as favas, uma pitada de sal, uma pitada de pimenta, uma pitada de coentros em pó, um dente de alho partido e a folha de louro. Deixar cozer cerca de 10 minutos até a água estar absorvida e os grãos e as favas cozidos. Retirar do lume e deixar a arrefecer.
Para o molho: esmagar o outro dente de alho e juntar duas a três colheres de sopa de azeite. Acrescentar uma boa pitada de sal, outra de coentros em pó, coentros frescos picado, sumo e raspa de lima a gosto e mexer bem. Deixar repousar.
Quando a quinoa/favas já estivem cozidas, retirar do lume e coar para retirar a possível água que tenha. Rejeitar o dente de alho e as folhas de louro. Deixar arrefecer.
Juntar o peixe (previamente limpo de peles e espinhas e desfeito em pedaços) à quinoa e às favas (já frias). Verter o molho e envolver bem. Acrescentar por cima bastantes coentros frescos grosseiramente picados e o agrião.
Na hora de comer envolver tudo muito bem e marmitar.
Nota: A lavagem da quinoa é essencial para retirar o seu sabor amargo. Se quiserem aligeirar este aspecto é preferível usar apenas quinoa branca pois mostra-se mais ligeira no sabor.
Nota: Na altura de preparar a marmita para o dia seguinte, aconselho a deixar os coentros frescos e agriões (ou outro vegetal que escolherem) à superfície, e só o envolver na hora de comer. Assim não amolecem e perdem a suas características antes do tempo.
Bom apetite!!
AUTORA
Susana, Basta Cheio
BLOG:
http://www.bastacheio.com/
FACEBOOK:
https://www.facebook.com/pages/Basta-Cheio/423979014399450