Tens Fluxo Menstrual Intenso ? Sabe o que pode estar a acontecer!

Ter um fluxo menstrual muito intenso pode não ter uma causa óbvia, mas poderá ser um “sangramento disfuncional”.
Este termo não indicada que que tens algo “errado” no ponto de vista ginecológico, apenas sangras
muito durante a menstruação.


Pode acontecer que podes estar a desenvolver um endométrio mais espesso (interior do útero) do que necessário e que precisa ser libertado todos os meses.

Além disso, o teu útero, que funciona como um músculo, pode estar menos tonificado e causar mais sangramento do que o normal.
A causa pode ser hormonal, na medida em que o excesso de estrogénio pode estar a fazer com que o revestimento do útero (endómetrio) se acumule mais e, portanto, mais sangue tem de ser libertado durante o período/menstruação.
O excesso de estrogénio pode estar presente se não estás a ovular, porque não há progesterona para equilibrar o estrogénio.
A outra razão para o sangramento intenso pode ser um desequilíbrio de prostaglandina. As prostaglandinas são substâncias hormonais que controlam a coagulação sanguínea. Um desequilíbrio hormonal e de prostaglandina pode ser ajudado com uma abordagem natural.
O stress também pode causar sangramento intenso e deve também ser tido em consideração.

Caso seja o teu caso, existem algumas dicas que te podem ajudar:

  • Aumentar (várias vezes ao dia) o consumo de vegetais.
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras: vegetais folhosos, frutas, frutos secos e sementes.
  • Diminuir o consumo de açúcar.
  • Diminuir o consumo de cafeína.
  • Diminuir o consumo de carne vermelha.
  • Diminuir o consumo de alimentos embalados em plásticos.

    As fibras são essenciais para manter o teu intestino saudável e ajudar na eliminação adequada de hormonas como o estrogénio em excesso.

Além desta abordagem alimentar, convido-te a reflectir sobre as emoções que os sangramento intenso te faz sentir e que significado tem na tua vida. A que outras questões femininas ligas essas emoções? Para sentir e reflectir…

Estas são dicas por onde podes começar a cuidar de ti! No entanto, situações que persistam muito tempo e dolorosas requerem uma avaliação cuidada e individualizada!

Conta comigo para te ajudar!

Beijo no coração!

Carla