O que evitar em caso de teres enxaqueca?

 

A enxaqueca pode ser muito dolorosa e incapacitante. Dor, problemas de visão, náuseas, podem ser bastante debilitantes, sobretudo se duram horas ou dias.

A enxaqueca é muito comum e embora a causa exacta ainda não seja conhecida, há vários gatilhos já conhecidos. 
Hoje falo-te do que deves evitar se já estiveres com enxaqueca.

Muitos alimentos e bebidas são gatilhos comuns de enxaqueca. Já reparaste se há certos alimentos ou bebidas que desencadeiam estas crises? Às vezes a enxaqueca ocorre uma hora após teres ingerido certa comida ou bebida, ou mesmo várias horas depois ou até 1 dia depois.

Assim, evitar esses gatilhos pode ajudar-te!

Uma das principais formas pelas quais esses alimentos e bebidas podem desencadear enxaqueca é pela sua acção nos vasos sanguíneos no cérebro. Quando os vasos sanguíneos do cérebro se contraem e depois dilatam-se (alargam), isso parece causar enxaqueca. 
Muitos dos alimentos que listo abaixo afectam a constrição e a dilatação dos vasos sanguíneos durante uma enxaqueca.

Evitar estes alimentos pode ser uma óptima ferramenta para reduzir essas dores de cabeça muito dolorosas.

Podes ser sensível a um, ou muitos destes alimentos/bebidas. Eles actuam como desencadeadores de enxaqueca em algumas pessoas, mas não em todas.
Podes descobrir se te afectam eliminando esses alimentos e vendo se isso te ajuda a prevenir as tuas crises.

 

Alimentos a evitar se tiveres enxaqueca:

  • Queijos duros, por conterem tiramina, um aminoácido encontrado nos queijos. Outros alimentos ricos em tiramina são alimentos envelhecidos, curados, secos, fumados ou em conserva.
  • Chucrute e tofu.
  • Carnes curadas e processadas, como salsichas, presuntos, bacon, devido à presença de nitratos e nitritos que podem dilatar os vasos sanguíenos no cérebro. 
  • Chocolate. Há quem diga que afecta outros dizem que não, pelo que o melhor é testar se tem efeito em ti ou não. Será que és sensível ao chocolate, ao que é melhor eliminar durante algum tempo para perceberes se previnem o aparecimento de crises.
  • Glutamato monossodico (MSG), muito frequente em alimentos e cozinha chinesa é bastante comum como gatilho para enxaqueca.
  • Bebidas alcoólicas, como vinho e cerveja parecem ser os mais comuns, possivelmente pelos compostos que possuem como histamina e sulfitos.
  • Gelo e águas geladas parecem desencadear dores de cabeça e enxaqueca, pelo que deves evitar bebidas muito frias.
  • Edulcorantes artificiais como aspartame, presentes em refrigerantes e em outros alimentos doces sem adição de açúcar.

Vários alimentos e bebidas podem ser gatilhos para enxaquecas. Estes são os mais referenciados como “provocadores”, pelo que podes beneficiar ao testar qual o efeito em ti, eliminando-os da tua alimentação durante algumas semanas e percebendo se há melhorias nos sintomas.

A lista inclui queijos duros, carnes processadas, chocolate, álcool, água frua e sabores artificiais e edulcorantes.

 

Já conseguiste identificar algum alimento que te desencadeie enxaqueca?
Partilha comigo nos comentários ou por email.
Quero dizer-te que esta é apenas uma pequena lista de alimentos, poderá haver um outro alimento ou outra questão (como hormonal, por exemplo), que possa estar a desencadear as tuas crises, cada pessoa é única! 

 

Receita: chá de ervas frescas de enxaqueca e calmante

 5 folhas de hortelã lavadas (ou um pacote de chá)
2 xícaras de água fervida

Fazer a infusão das folhas de hortelã na água quente por 5-7 minutos.

 

As melhoras!

Com amor,
Carla