Vencer a Ansiedade – Estratégias que deves conhecer!
A ansiedade está muito presente e traz muito desconforto ao dia a dia de quem se vê presa a ela.
Sei que ás vezes pode parecer difícil vencê-la e é certo que é preciso querer e dar passos no sentido dessa resolução!
É preciso mudar, mudar o simples, o básico. Pelo menos, começar por aí!
Existem várias abordagens para a ansiedade e uma delas é sem dúvida a alimentação/nutrição.
Se uma única abordagem resolve? Depende da situação. Mas, eu acredito numa abordagem integrada, até porque qualquer mudança vai tocar todas as esferas da vida: corpo e mente / vida interior e vida exterior e ter apoio integrado é fundamental!
O que é certo? Não existe uma solução que funcione igual para todos.
Somos todos diferentes nas nossas necessidades nutricionais já que temos o que chamamos de individualidade bioquímica. A terapia certa, a alimentação certa, os suplementos ou medicação certos têm de ser estudados caso a caso, pessoa a pessoa.
Mas, existem várias dicas gerais que podes já começar a adoptar e que te vão certamente ajudar, sobretudo se fores persistente.
A alimentação tem algo a ver com a ansiedade?
Sim, tem! Já que é através da alimentação que fornecemos os nutrientes essenciais ao funcionamento do nosso corpo, essenciais à produção de neurotransmissores e hormonas que em desequilíbrio se podem manifestar em ansiedade.
Dependendo do tipo de alimentação que fazes podes ter um agravamento das tuas crises de ansiedade. São exemplo, o excesso de açúcar e de bebidas com cafeína, como o café.
Se sofres de ansiedade é importante conheceres quais as tuas necessidades especificas para conseguires ultrapassar este problema, que pode afectar muito a tua qualidade de vida.
DICAS ALIMENTARES
- eliminar açúcar e alimentos refinados como farinhas, massas e outros grãos refinados
- eliminar aditivos alimentares, como corantes artificiais
- eliminar cafeína
- perceber se tens alguma sensibilidade alimentar
- promover uma boa digestão, para garantires que usufruis o melhor possível dos nutrientes dos alimentos que ingeres
- individualizar suplementação de suporte, mesmo caso estejas a tomar alguma medicação
O QUE FAZER?
- comer alimentos in natura, evitando produtos alimentares
- preferir alimentos biológicos
- comer proteínas de boa qualidade ao longo do dia
- aumentar substancialmente o consumo de verduras, como brócolos, couve-flor, couves, folhas verdes
- comer fruta fresca
- incluir boas gorduras na tua alimentação
- manter-te bem hidratada
Com uma boa alimentação podes fornecer nutrientes essenciais ao teu corpo que são fundamentais para o bom funcionamento da tua mente: aminoácidos como o triptofano, zinco, magnésio, vitaminas do complexo B, ómega 3, antioxidantes.
O que comemos é importante e quando comemos também. Em algumas pessoas não tomar o pequeno-almoço ou passar muito tempo sem comer durante o dia pode resultar em níveis baixos de açúcar no sangue e levar a sintomas de ansiedade, irritação, nervosismo. São tudo aspectos que devem ser avaliados e nos quais não nos devemos comparar com os outros.
É importante ter o conhecimento, mas é muito mais importante passar à acção: fazer, mudar, incorporar verdadeiras mudanças baseadas na tua individualidade. Por onde vais começar para melhorar o teu dia-a-dia?
No final do ano, eu e a Eugénia – Psicóloga da Psimater, fizémos um webinário sobre a ANSIEDADE : ABORDAGEM INTEGRADA DA PSICOLOGIA E NUTRIÇÃO. Abaixo, deixo-te o vídeo e convido-te a assistires para perceberes o que podes fazer por ti!
Para marcações de consulta de nutrição, envia-me um email para nutricaofeminina@carlafernandes.eu
Cuida de ti!
Com amor,
Carla