Emagrecer | Por onde começar ?

Os dias quentes estão a chegar e sem dúvida que as preocupações com o corpo começam a aumentar, encontrar um corpo magro o mais depressa possível é o objectivo de muitas mulheres.

A pressão, a angústia e muitas vezes o desespero tomam o coração de tantas mulheres que sofrem com a sua imagem, numa profunda falta de auto-estima. 

Então, escolhi falar deste tema para vos falar que não há segredo, há persistência e mudança de estilo de vida, sobretudo se os quilos a perder são muitos ou se vão e vêm em efeito yo-yo.

Escolher emagrecer, ter um corpo saudável, é algo que devemos ter como um objectivo, fruto das nossas escolhas diárias e não produto de 1 a 3 meses de fome ou dietas desajustadas. Perder peso requer tempo, paciência e, acima de tudo, mudança de mentalidade para que essa perda seja permanente.

Mudar de mentalidade, passa por contar menos calorias e conectar mais ao corpo, perceber os seus sinais, perceber como vais comer, porque vais comer e onde vais comer.

  • Como vais comer ? Aprende a comer devagar, a respirar entre cada mastigação, a mastigar bem os alimentos.
  • Porque vais comer ? Tens fome ? É um acto social ? Estás triste ?
  • O que vais comer ? Porquê ?
  • Onde vais comer ? Vais sozinha ? Em grupo? Num local sossegado ou agitado ? Tens várias opções de refeição ?

A organização é também um aspecto fundamental, sobretudo nos dias de hoje onde corremos atrás do tempo. Definir um menu semanal e diário, planear lanches e refeições, fazer lista de compras e preparar marmitas.
Dá trabalho ? Sim, mas é uma questão de fazer escolhas, quando não temos por perto opções de refeições saudáveis.  

que funciona para ti?  O que queres para ti?

A desorganização gera stress, mau estar, leva a fazer piores escolhas alimentares, a ficar em situações de muita fome ou de comer “qualquer coisa” e muitas vezes sem vontade. A respiração fica prejudicada o que atrapalha todo o metabolismo, gerando mais stress, num ciclo diário de correria.
Para estar bem por fora, temos de estar bem por dentro. Temos de perceber o que somos e o que queremos ser. E porquê o queremos ser!

Deixar de arranjar desculpas e arranjar soluções é o caminho de ser responsável e pro-activa “quem quer arranja uma solução, quem não quer arranja uma desculpa” e, é verdade,  somos óptimas na auto-sabotagem.

Sabem quando nos sentamos para ver TV e poderíamos deitar mais cedo, descansar e acordar cedo para fazer exercício ou meditar ? É auto-sabotagem porque entender que ver TV é mais relaxante que fazer exercício é pura ilusão e distracção. Porque o exercício traz bem-estar, auto-estima, auto-controlo, empoderamento e ajuda num conjunto de conexões cerebrais importantes à pro-acção.

Numa época em que comemos demais, consumimos demais, pensamos de mais…devemos começar por fazer dieta mental e escolher o que queremos para a nossa vida, as nossas emoções e cuidar do nosso templo.

Organiza a tua vida:
– interior: quais são as tuas prioridades ? Tu és uma prioridade para ti ?
– exterior: organizar tempo (família, trabalho, alimentação, exercício, lazer…)

E sim, dá o primeiro passo, mas tem paciência contigo! Não tentes mudar num dia o que levaste anos a acumular. Prioriza!!

Coloca-te em primeiro lugar!

 

[Que assunto gostarias de ver aqui no blog? :: Envia-me um email com as tuas sugestões]

nutricaofeminina@carlafernandes.eu

Quem quiser saber mais sobre a Nutrição Feminina, clique AQUI.